segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Gabarito ENEM 2011


Enem 2011
No fim de semana, 22 e 23 de outubro, estudantes de todo o Brasil realizaram mais um Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os professores do Curso Anglo, de São Paulo, consideraram que as provas tiveram boa abrangência de conteúdo, mas ainda apresentaram problemas de enunciado.


De uma forma geral, os professores avaliaram o Enem 2011 como positivo. “As questões abordaram temas de relevância e a maioria das provas não perguntaram detalhes de conteúdo, elas foram mais abrangentes, o que é muito bom”, diz Luis Ricardo Arruda de Andrade, coordenador do Curso Anglo.

A exceção ficou para as questões de história e literatura, abordadas nas provas de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos, respectivamente. “As questões de história concentraram poucos temas. Os professores de literatura também reclamaram que as questões foram pouco abrangentes, pois deixaram de abordar períodos como romantismo”, diz Arruda.

O maior problema apontado pelos professores em relação à prova do Enem foi a presença de alguns enunciados mal formulados. As maiores reclamações foram para as provas que abordaram questões de biologia e matemática.

“O Enem sempre contextualiza as questões antes de fazer a pergunta, mas em algumas delas isso gerou confusão no momento da resolução. Isso pode ser notado nas alternativas de matemática e biologia. Acho preferível não colocar esse texto introdutório, quando ele não está bem formulado”, afirma Luis Ricardo Arruda de Andrade, coordenador do Curso Anglo.

Apesar das críticas, o Enem parece estar no caminho certo. “A prova melhorou do ano passado para esse. Eles estão no caminho certo, mas é um caminho longo. Acredito que o Enem tem bons propósitos, mas eles ainda não foram totalmente cumpridos”, avalia o coordenador Arruda.



Quanto à prova de Redação não houve surpresa e para Maria Aparecida Custódio, professora do laboratório de redação do Colégio Objetivo, o tema da prova de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 teve bastante identificação com o público jovem. Segundo ela, os candidatos tiveram facilidade para discorrer sobre o assunto deste ano: "Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado".

“Os alunos estavam bem preparados para discutir a questão das redes sociais. Acredito que os estudantes não tiveram dificuldades para escrever, pois os textos e a tirinha contribuiram para que todos pudessem elaborar suas reflexões”.

De acordo com a professora, a banca partiu do principio de que boa parte dos jovens são internautas e devem saber lidar com essa questão de forma saudável buscando o ponto de equilíbrio e bom senso no uso das redes sociais.


""BAIXE AGORA" 
Gabarito ENEM 2011 

Nenhum comentário: