Viajar de carro pode ser uma grande diversão ou uma enorme
dor de cabeça. Por isso, antes de colocar o carro na estrada o ideal é procurar
uma empresa especializada e fazer uma revisão no veículo. Seu carro passará por
um check-up para evitar surpresas desagradáveis no meio do caminho.
A revisão de segurança vai verificar como estão as partes
vitais do carro. As condições do sistema de rodagem, que engloba os pneus,
precisam ser checadas, incluindo o estepe, assim como o balanceamento e a
geometria. O mesmo vale para o sistema de freio. Nessa etapa, são conferidos os
discos e pastilhas e a parte hidráulica, o que inclui o fluído de freio, canos
e mangueiras.
Os itens de segurança relacionados à visibilidade também
entram no pacote. O para-brisa, o vidro traseiro, os laterais e os espelhos
retrovisores são inspecionados. No mesmo check list ainda estão os limpadores
de para-brisa e de vidro traseiro e todo o sistema de iluminação, do qual fazem
parte as lanternas e os faróis. “É importante fazer um alinhamento dos faróis.
Todos os faróis permitem regulagem, mas o processo é automático em poucos
modelos”, comenta o gerente de engenharia da DPaschoal, Eliel Bartels.
Outro sistema fundamental nas revisões é o de arrefecimento.
Devem ser conferidas as mangueiras, a situação da água do radiador (muitas
vezes é feita uma limpeza), os interruptores, as válvulas e a bomba d’água.
“Problemas de superaquecimento são os que mais deixam motoristas na estrada”,
observa Pedro Scopino, consultor técnico e diretor do Sindirepa, o Sindicado
dos Mecânicos de São Paulo. Ele lembra que também é observada nas revisões uma
peça que costuma dar problemas em viagens, a correia dentada.
Revisão na garagem
Parte da revisão pode ser feita pelo próprio motorista na
garagem de casa. Ele pode verificar o nível de óleo, assim como o de água do
radiador e dos limpadores de vidros. “É importante conferir as luzes do
painel. Ao girar a chave, existem dois estágios. Deve-se dar uma paradinha no
primeiro para fazer um check-in de verificação”, ensina. Fique atento à
indicação dessas luzes, que podem denunciar se o nível do óleo está baixo ou se
o sistema elétrico está com alguma irregularidade. Na hora de abastecer o carro,
não se esqueça de calibrar os pneus.
“Antigamente, a preocupação era saber se o estepe estava
murcho ou não. Agora, o motorista se preocupa se o estepe está no carro ou
não”, comenta Eliel Bartels, referindo-se aos furtos de estepes nos carros em
que o pneu fica à mostra ou preso no assoalho.
Na conferência da garagem também pode entrar a bateria. Um
indicativo de que é preciso uma ida ao mecânico é se o motorista der a partida
e o carro demorar a pegar. Nesse caso, vale levantar o capô. “Se os polos
estiverem oxidados, é preciso fazer uma limpeza. Dilua uma colher pequena de
bicarbonato em 200 ou 300 ml de água e lave os polos com buchinha, mas sem
desligar a bateria”, ensina Bartels. (Fonte:Canarinho Press -Terra.com)
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